Aposentadoria por invalidez

Publicidade

Promoção Amazon

A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário concedido ao segurado do INSS que, em razão de doença ou acidente, foi considerado permanentemente incapaz de exercer atividades laborais e não pode ser reabilitado em outra função.

De acordo com a Lei nº 8.213/1991, que regula os Planos de Benefícios da Previdência Social, o segurado precisa ser submetido a uma perícia médica do INSS que ateste a incapacidade total e permanente para o trabalho.

Quem tem direito à aposentadoria por invalidez

O segurado tem direito à aposentadoria por invalidez quando a perícia médica do INSS comprova que ele não pode exercer nenhuma atividade profissional.

É importante destacar que, além de estar incapacitado permanentemente, o segurado precisa ter cumprido o período de carência de 12 contribuições mensais, salvo em casos de acidentes de trabalho ou doenças graves listadas no Decreto nº 3.048/1999, que dispensam esse período.

A aposentadoria por invalidez pode ser revisada

Conforme o art. 101 da Lei nº 8.213/1991, a aposentadoria por invalidez pode ser revisada periodicamente pelo INSS, mediante nova perícia médica. Se for constatada a recuperação da capacidade de trabalho, o benefício pode ser cessado ou gradualmente reduzido, conforme a recuperação parcial.

Apaixonado por descomplicar o universo jurídico. Transformo leis e direitos em dicas que fazem sentido no dia a dia. Aqui, você encontra um jeito fácil de entender o mundo do Direito!
Pente-fino do BPC: 6 motivos que podem fazer você perder o benefício O que significa quando o INSS diz que o processo foi concluído? O que pode causar o bloqueio do Bolsa Família? MEI Caminhoneiro: Conheça os Benefícios e Veja Como Garantir Seu Futuro INSS Alerta: Prazo Estendido para Beneficiários do BPC Atualizarem Cadastro