Auxílio-acidente

Publicidade

Promoção Amazon

O auxílio-acidente é um benefício de caráter indenizatório pago ao segurado que sofreu um acidente e, após a recuperação, ficou com sequelas permanentes que reduziram sua capacidade para o trabalho habitual.

Esse benefício é regulamentado pelo art. 86 da Lei nº 8.213/1991, e seu valor corresponde a 50% do valor da aposentadoria por invalidez que o segurado teria direito.

Quem tem direito ao auxílio-acidente

O segurado que sofreu acidente de qualquer natureza, seja relacionado ao trabalho ou não, e ficou com alguma limitação física ou mental que reduziu sua capacidade laboral, tem direito ao auxílio-acidente.

Não é exigido o cumprimento de carência para acidentes de trabalho, mas o segurado deve comprovar, por meio de perícia médica, que as sequelas afetam sua capacidade de trabalho.

O auxílio-acidente pode ser acumulado com outros benefícios

Sim, o auxílio-acidente pode ser acumulado com outros benefícios, como salário ou aposentadoria, conforme previsto na Lei nº 8.213/1991. No entanto, ao se aposentar, o segurado deixa de receber o auxílio-acidente.

Apaixonado por descomplicar o universo jurídico. Transformo leis e direitos em dicas que fazem sentido no dia a dia. Aqui, você encontra um jeito fácil de entender o mundo do Direito!
Pente-fino do BPC: 6 motivos que podem fazer você perder o benefício O que significa quando o INSS diz que o processo foi concluído? O que pode causar o bloqueio do Bolsa Família? MEI Caminhoneiro: Conheça os Benefícios e Veja Como Garantir Seu Futuro INSS Alerta: Prazo Estendido para Beneficiários do BPC Atualizarem Cadastro