Pensão por morte

Publicidade

Promoção Amazon

A pensão por morte é um benefício concedido aos dependentes de um segurado do INSS que faleceu, assegurando a continuidade do sustento da família.

Esse benefício está previsto no art. 74 da Lei nº 8.213/1991 e pode ser solicitado pelos dependentes (cônjuge, filhos menores de 21 anos ou com deficiência, entre outros) após o falecimento do segurado.

Quem tem direito à pensão por morte

Têm direito à pensão por morte o cônjuge, companheiro, filhos menores de 21 anos ou filhos com deficiência, e outros dependentes indicados no art. 16 da Lei nº 8.213/1991.

O segurado deve estar com a qualidade de segurado no momento do falecimento para que os dependentes possam receber o benefício.

Qual o valor da pensão por morte

O valor da pensão por morte é equivalente a 50% do valor da aposentadoria ou do benefício que o segurado recebia, acrescido de 10% por dependente, até o limite de 100%, conforme a Reforma da Previdência (EC 103/2019).

Possui graduação em Direito e Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Civil.
Pente-fino do BPC: 6 motivos que podem fazer você perder o benefício O que significa quando o INSS diz que o processo foi concluído? O que pode causar o bloqueio do Bolsa Família? MEI Caminhoneiro: Conheça os Benefícios e Veja Como Garantir Seu Futuro INSS Alerta: Prazo Estendido para Beneficiários do BPC Atualizarem Cadastro