Salário-maternidade

Publicidade

Promoção Amazon

O salário-maternidade é um benefício concedido à segurada do INSS durante o período de afastamento por nascimento de filho, adoção, guarda judicial para fins de adoção ou aborto espontâneo.

O benefício está regulamentado pela Lei nº 8.213/1991 e garante à segurada o direito a receber o salário durante 120 dias (ou até 180 dias para servidoras públicas, dependendo da regulamentação municipal, estadual ou federal), podendo ser solicitado diretamente pelo Meu INSS.

Quem tem direito ao salário-maternidade

Têm direito ao salário-maternidade as trabalhadoras formais, as contribuintes individuais, as seguradas especiais (trabalhadoras rurais) e as empregadas domésticas.

Para as seguradas individuais e facultativas, é necessário ter ao menos 10 meses de contribuição antes do parto ou adoção, conforme o art. 25 da Lei nº 8.213/1991.

Qual o valor do salário-maternidade

O valor do salário-maternidade é equivalente à remuneração integral da segurada, no caso de trabalhadoras formais, ou à média dos 12 últimos salários de contribuição, no caso das contribuintes individuais e facultativas.

Apaixonado por descomplicar o universo jurídico. Transformo leis e direitos em dicas que fazem sentido no dia a dia. Aqui, você encontra um jeito fácil de entender o mundo do Direito!
Pente-fino do BPC: 6 motivos que podem fazer você perder o benefício O que significa quando o INSS diz que o processo foi concluído? O que pode causar o bloqueio do Bolsa Família? MEI Caminhoneiro: Conheça os Benefícios e Veja Como Garantir Seu Futuro INSS Alerta: Prazo Estendido para Beneficiários do BPC Atualizarem Cadastro